Vivo X Fold: Primeiro smartphone dobrável da marca
Conta com um ecrã exterior de 6.53" e quando aberto temos acesso a um ecrã de 8" capaz de resolução 2K e taxa de atualização de 120 Hz.
A Vivo anunciou o seu primeiro smartphone dobrável, algo que já era esperado e que, segundo informa a marca, é resultado de quatro anos de trabalho. Em relação a outras marcas a Vivo chega ao mercado dos dobráveis mais tarde, mas sem que isso impeça que o Vivo X Fold seja um smartphone com características interessantes.
Este é um smartphone dobrável com dois ecrãs, um exterior semelhante a um smartphone “normal”, e outro interior em que aí sim temos todas as qualidades de um dobrável. O ecrã principal (interior) é um LTPO AMOLED de oito polegadas, capaz de uma resolução até 2K, uma taxa de atualização de 120 Hz e com suporte HDR10+.
Já no ecrã exterior, passamos para um AMOLED de 6,53 polegadas, com uma resolução de até Full HD+ (1.080 x 2.520 p), uma taxa de atualização de 120 Hz, taxa de proporção de 21:9 e suporte HDR10+. São dois ecrãs que prometem ser de grande qualidade e ambos têm classificação A+ da DisplayMate.
Em relação às câmaras, conta com um sistema quádruplo, com uma câmara principal de 50 MP acompanhada de uma ultra grande angular de 48 MP, uma lente teleobjetiva de 12 MP e ainda uma lente telefoto periscópio de 8 MP com zoom ótico de até 5x. Na câmara frontal conta com uma lente de 16 MP.
O pormenor (mais) gadget?
Nos smartphones dobráveis uma das grandes preocupações é a sua durabilidade em relação à dobradiça. Em relação a isso, a marca afirmou que o design de asa aeroespacial permite que o smartphone seja aberto e fechado cerca de 80 vezes durante um dia, durante 10 anos.
Quanto ao processador, este smartphone conta com um Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 de oito núcleos, e também com uma GPU Adreno 730. A nível de memória estarão disponíveis duas opções: 12 GB RAM mais 256 GB ou 12 GB RAM mais 512 GB.
No sistema operativo contará com Android 12 e em relação à bateria terá uma capacidade de 4.600 mAh, suportando um carregamento rápido de 66 W que, segundo a marca, permitirá carregar a totalidade desta em apenas 37 minutos. O carregamento sem fios está também suportado até 50 W.
O Vivo X Fold foi, por enquanto, apenas anunciado para o mercado chinês, não se sabendo ainda qualquer data sobre a sua chegada ao mercado global. O preço abaixo apresentado é uma conversão em relação ao preço anunciado para a China.
Preço:
- Vivo X Fold: desde 1.300 euros