OxiLum e OxiBrake: A tua sinalização nunca foi tão prática [com vídeo]
Uma luz para o capacete e um sensor para a alavanca de travagem que quando utilizados em conjunto ajudam a sinalizar a tua travagem na bicicleta.
Sempre que falamos de luzes de bicicleta temos de utilizar a expressão “ver e ser visto”, mas a verdade é que um dos momentos mais importantes é o da travagem, e esta nem sempre é sinalizada da forma mais correta, havendo falhas nos equipamentos, ou o processo não é tão automático como deve ser. Isto são problemas que prometem não acontecer com o OxiLum e OxiBrake…
Sim, são dois equipamentos distintos mas que quando utilizados em conjunto aumentam o seu potencial. O OxiLum é uma luz que colocas no teu capacete e podes utilizar para ser visto ou então quando colocado na frente, para ver. Está fabricado para ser utilizado em qualquer capacete que tenha um espaço de 6 x 2,5 cm onde possa ser encaixado e promete resistir à maior turbulência.
Já o OxiBrake é um equipamento que instalas facilmente na alavanca de travão da tua bicicleta e que depois de sincronizado com o OxiLum vai registar cada travagem que faças (por mais suave que seja) e sinalizar através da luz no teu capacete. E o melhor é que não precisas de cabos, nem de apps, pois a ligação é muito simples entre os dois equipamentos.
Terás apenas de ficar a pressionar o botão no OxiLum e ter o OxiBrake por perto. Depois é só instalares cada um no respetivo local e seguir viagem com a confiança de que cada travagem é devidamente sinalizada.
O pormenor (mais) gadget?
A luz não se prende apenas por uma simples sinalização, pois através dos seus oito modos de luz vais poder dar diferentes usos e ter diferentes intensidades. São cinco modos em vermelho e três em branco, sendo que alguns são intermitentes e outros estáticos. Em relação aos lumens estes vão desde os 9 até aos 100 e claro que a autonomia varia também consoante a intensidade, podendo ir até às 19 horas.
Estes modos são trocados muito facilmente, bastando pressionar o botão pressente no equipamento, mas não terás de o fazer a cada utilização, pois o último modo a ser utilizado será o que estará ativo quando voltares a ligar. Além disso funciona também para a frente como para trás e por isso serve também para veres a estrada através das luzes brancas.
Já a nível de autonomia, o OxiBrake consegue oferecer uma utilização de até um mês ou mais, e pode ser instalado em qualquer alavanca de travão, segundo a marca. No momento do carregamento, o OxiBrake demorará 2h30min até estar completo, enquanto o OxiLum fica-se pela meia hora.
Estes são dois equipamentos que estão em campanha de crowdfunding na plataforma Kickstarter e que poderão ser comprados em separado, ou em conjunto.
Preço:
- OxiLum: 30 euros
- OxiLum + OxiBrake: 55 euros