Nova Sony Alpha 7 IV quer mesmo ser ‘alfa’ entre a concorrência [com vídeo]
Uma full-frame com um sensor de 33 MP e muit o potencial, como é apanágio da gama...
A Sony deu a conhecer a câmara com lente amovível Alpha 7 IV, que conta com o mais recente sensor de imagem full-frame de 33 megapixéis (aprox., efetivos) e promete fazer as delícias dos fãs de fotografia.
O novo modelo conta com as tecnologias de imagem mais avançadas da Sony, incluindo o mais recente motor de processamento BIONZ XR™ e AF (focagem automática) com base no modelo Alpha 1 e combina estas tecnologias com outros argumentos. De acordo com o fabricante, a operabilidade foi simplificada e fiabilidade otimizada para fotografias e vídeos.
A Alpha 7 oferece uma resolução de 33 MP e apresenta-se como “a derradeira câmara híbrida”, com uma qualidade de imagem fotográfica e tecnologia vídeo com focagem automática, elementos pensados para garantir também um melhor fluxo de trabalho.
Dispõe de um sensor de imagem Exmor R™ CMOS full-frame de 33MP com retroiluminação e uma gama de sensibilidade ISO expansível para ISO 50-204800. Poderás fazer 15 incrementos para aumentares a gama de expressão e recorrer ao Aspeto Criativo para assegurares fotos e vídeos mais naturais.
O pormenor (mais) gadget?
O sensor full-frame de 33 megapixéis é o elemento que mais nos chamou a atenção numa máquina que aposta forte na facilidade de utilização tanto para fotografias como para vídeo.
O mais recente motor de processamento BIONZ XR – já utilizado na Alpha 1 – dispõe de AF de alta velocidade, captação contínua e ininterrupta a 10 fps com seguimento AF/AE e memória intermédia para proporcionar o que a Sony chama de “uma experiência de captação suave”. Este modelo segue os objetos com a função de Real-Time Tracking e 759 pontos AF de deteção de fases num sistema AF de deteção de fases do plano focal de alta densidade que cobre, aproximadamente, 94% da área da imagem.
E se és fá deste sistema de seguimento em tempo real, fica a saber que este modelo consegue, agora, seguir os olhos de aves e animais para captar fotografias e vídeos, além das pessoas. A precisão da deteção do rosto e olhos humanos também foi melhorada em cerca de 30%, em comparação com a Alpha 7 III.
Fã de vídeo? Então continua a ler. A Alpha 7 IV herdou a tecnologia da produção cinematográfica do mundo real (incluindo o S-Cinetone™, adotado das câmaras Cinema Line da Sony) para criar um visual cinematográfico mais detalhado. De acordo com as informações do fabricante, vais conseguir um filme de alta qualidade com uma gravação 4K 60p no modo Super 35 mm e uma gravação até 4K 30p com sobreamostragem em 7K no modo full-frame. Podes ainda encontrar na nova câmara amostragem de cores de 4:2:2 com profundidade de 10 bits, codificação intra-frame XAVC S-I™ para fluxos de trabalho de edição mais eficazes e XAVC HS™ para uma eficiência de compressão duplicada.
Vais poder gravar vídeos de 4K 60p 4:2:2 de 10 bits continuamente durante mais de uma hora, graças à estrutura de dissipação de calor da câmara. A estabilização de imagem ótica do “Modo ativo” ajuda a uma gravação de vídeos otimizada. Para controlar o processo de gravação, podes recorrer ao ecrã LCD tátil traseiro inclinável de abertura lateral, do tipo 3.0 e com 1,03 milhões de pontos (aprox.), botão REC no painel superior e bateria da série Z de elevada capacidade.
Preço(s):
- Sony Alpha 7 IV: a partir de 4.000 euros