MIUI 13: já aí está o novo sistema operativo da Xiaomi
São cinco as grandes inovações que prometem tornar o smartphone mais rápido e eficiente, tanto a nível de memória como de bateria.
A Xiaomi apresentou esta semana a sua mais recente linha de smartphones com os Redmi Note 11 Series, fazendo parte dela, quatro novos smartphones que já aqui apresentamos. Mas não se deixou ficar por aí em anúncios, sendo que apresentaram também o lançamento do novo sistema operativo MIUI 13.
A Xiaomi tornou-se nos últimos anos uma marca bastante utilizada e os seus smartphones têm vindo a assumir protagonismo, que aliam a qualidade ao preço. Com este novo sistema operativo MIUI 13, a marca promete subir ainda mais o patamar de qualidade, trazendo mudanças na forma de funcionamento.
São quatro as grandes mudanças neste sistema operativo que prometem melhorias em diferentes níveis. No armazenamento, com o Liquid Store, na eficiência dos processos, com Atomized Memory, nos processamentos mais inteligentes, com Focused Algorithms, e a nível de bateria, com Smart Balance.
Comecemos pelo Liquid Store, que segundo a marca melhorará o sistema de armazenamento de ficheiros. Reduz a fragmentação e gere ativamente o armazenamento, evitando que a velocidade de leitura seja reduzida após 36 meses, algo comum noutros smartphones e que diminuem em 50%.
De seguida temos a Atomized Memory, que permitirá correr mais apps em simultâneo, com uma otimização da RAM. Segundo a Xiaomi teremos uma experiência de multitasking mais suave e aumentamos a eficiência do processo de background em 40%.
O pormenor (mais) gadget?
Outra inovação com MIUI 13 é a introdução de uma Sidebar, que te vai permitir aceder às tuas apps favoritas com um deslizar no ecrã, abrindo uma barra lateral com as apps. Assim podes ter um multitasking mais rápido.
O Focused Algorithms está programado para priorizar as apps ativas, não desperdiçando e igualizando todas as apps e assim retirar eficiência e velocidade à que estamos a utilizar. Assim conseguimos ter uma app a ser utilizada de forma mais rápida e sem estar a ser limitada por outras.
Por último o Smart Balance, promete uma otimização mais inteligente da performance da bateria, fazendo com que esta aguente mais tempo. Segundo informa a marca, conseguirá com que a bateria aumente em 10% o seu funcionamento.
Este novo sistema operativo estará disponível no primeiro trimestre de 2022 e poderá ser atualizado numa série de smartphones da marca. Os novos Redmi Note 11 Series claro que já terão este novo sistema operativo.