Gadget Check: smartphone Xiaomi Redmi Note 11 [com vídeo]
Sistema de quatro câmaras com IA e vários modos, ecrã AMOLED FHD+ de 6,43 polegadas e muito mais....
Desde sempre que a Xiaomi nos habituou a uma extensa oferta de smartphones, e para todos os tipos de utilização, gostos e carteiras. Nesse sentido, este Xiaomi Redmi Note 11 parece ter um lugar de destaque na gama atual, principalmente pelo preço. E porque também é, atendendo ao segmento de preço, um smartphone relativamente leve, slim e com um ecrã capaz de responder à azafama do dia.
É mesmo pelo ecrã que começamos. Falamos de um ecrã AMOLED de 6,43 polegadas com tecnologia DotDisplay, resolução FHD+ e taxa de atualização de até 90 Hz. Um dos destaques aqui é também a taxa de amostragem de toque de até 180 Hz, prometendo animações mais suaves e transições mais rápidas, e fazendo com que nenhum dos toques no ecrã se perca e responda rapidamente a qualquer operação, explica o fabricante chinês.
Ainda sobre o ecrã, estas velocidades de pouco servem se não houver níveis de visualização em bom nível. Por isso, o ecrã promete ser capaz de atingir os 1.000 nits de brilho e conta ainda com uma ampla gama de cores DCI-P3, com desempenho à altura mesmo sob luz do sol mais intensa, explicam. A relação entre ecrã e a superfície frontal é de 84.5%, muito se devendo à margem ainda existente na parte inferior e à câmara frontal que ocupa algum espaço no ecrã.
Por outro lado, o peso de 179 gramas permite falar de um smartphone leve (dentro deste segmento de preço) e ainda para mais quando conjugado com as dimensões de 159,87 x 73,87 x 8,09 mm. Esta espessura de 8.09 mm é um ponto forte.
O funcionamento deste Xiaomi Redmi Note 11 está assente no processador de oito núcleos Snapdragon 680 a 2.4 GHz. Segundo a marca, “este será capaz de assegurar um desempenho superior, mas mantendo um baixo consumo de energia”. A acompanhar está uma GPU Qualcomm Adreno 610.
Como sistema operativo conta com o mais atual MIUI 13 a trabalhar em cima do Android 11, ou seja, não está presente ainda a mais recente versão do sistema operativo móvel da Google.
No dia a dia…
O smartphone acompanha-nos bem ao longo do dia, pelo que indica a marca. Exemplo de como podemos contar com ele no dia a dia: começar bem o dia com o ecrã AMOLED FHD+ para navegar pelas redes sociais ou ver um vídeo enquanto tomas o pequeno almoço…
De seguida, se o trabalho exige uma constante utilização do smartphone, durante a hora de almoço poderás colocar este Xiaomi à carga e no final dessa hora estará no máximo de novo…
Quando começar a escurecer, o Modo Noturno 2.0 e o sistema de câmaras promete um bom desempenho também à noite.
Em Portugal estão disponíveis as versões de 64 e de 128 GB. A memória RAM acompanha estas opções: 4 ou 6 GB. Se o espaço para armazenamento não for suficiente, podemos expandi-lo até 1 TB com um cartão microSD.
O pormenor (mais) gadget?
Para que seja mesmo um excelente companheiro para o dia a dia, o Xiaomi Redmi Note 11 conta com uma bateria de 5.000 mAh que suporta carregamento rápido Pro de 33 W. A marca garante que uma hora é suficiente para estar de novo nos 100%.
Em relação às câmaras, o terminal conta com uma lente principal de 50 MP, acompanhada de uma ultra grande angular de 8 MP, de uma câmara macro de 2 MP e ainda de uma de profundidade com também 2 MP. É um sistema de câmaras com AI com muitos modos automáticos e com promessa de bom desempenho mesmo com pouca luz. A câmara frontal é de 13 MP e a gravação de vídeo em ambas as câmaras é de até 1.080 p a 30 fps.
A nível de ligações, apenas 4G. Pelo preço, é normal que assim seja. Também com Bluetooth 5.0, NFC e GPS. A porta é USB-C 2.0.
Está disponível nas cores Graphite Gray, Twilight Blue e Star Blue, sendo que este último mostra um design de acabamento estrelado em comparação com os designs foscos das outras duas. A parte traseira conta com revestimento Corning Gorilla Glass 3.
Detalhe ainda para as duas colunas alinhadas parte superior e inferior, e que segundo a marca são capazes de criar um som estéreo imersivo. A ligação de som de 3,5 mm não ficou esquecida.
Lista de especificações:
- Dual SIM + Micro SD
- Bandas: 2G, 3G, 4G LTE
- Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac
- Bluetooth 5.0
- NFC
- Sensor de impressão digital lateral
- Desbloqueio facial
- Ligação de som de 3,5 mm
- Bateria: 5.000 mAh
- Carregamento rápido Pro 33 W
- Ligação USB-C
- CPU: Snapdragon 680 Octa-core a 2.4 Ghz
- GPU: Qualcomm Adreno 610
- Memória RAM: 4 ou 6 GB
- Armazenamento: 64 ou 128 GB (expansível até 1 TB com cartão MicroSD)
- MIUI 13
- Ecrã AMOLED FHD+ de 6,43 polegadas, DotDisplay, taxa de atualização 90 Hz, taxa de amostragem de toque de até 180 Hz, brilho máximo de 1.000 nits, Corning Gorilla Glass 3
- Dimensões: 159,87 mm x 73,87 mm x 8,09 mm
- Peso: 179 gramas
- Certificação IP53
- Câmara principal: 50 MP f/1,8
- Câmara ultra wide de 8 MP f/2,2, FOV 118°
- Câmara macro de 2 MP f/2,4
- Câmara de profundidade de 2 MP f/2,4
- Câmara frontal de 13 MP f/2,4
Preço:
- Xiaomi Redmi Note 11: desde 199,99 euros