Em DestaqueGadget Check

Gadget Check: câmara Canon EOS R6 [com vídeo]

Uma câmara Canon com disparo contínuo de até 20 fps, focagem automática Dual Pixel CMOS AF II, gravação de vídeo em 4K e muito mais...

A história da fotografia é feita de evolução e apenas devido a isso conseguimos passar a ter câmaras com funcionalidades incríveis e que dão origem a registos com uma qualidade e definição de topo. A câmara Canon EOS R6 faz parte dessa história e também acrescenta novas tecnologias à fotografia. Tudo para acompanhar a imaginação do fotógrafo…

Esta câmara Canon sem espelho promete uma funcionalidade de disparo contínuo de até 20 fotogramas por segundo, mantendo o ruído nulo do obturador. Com obturador mecânico, 12 fps. As sequências de gravação podem ser de até 240 ficheiros em RAW ou mais de 1.000 em JPEG, isto com AE simultânea e acompanhamento AF.

No exterior da câmara, e segundo a marca, comandos físicos como o joystick AF e os seletores traseiros estão situados nos pontos certos e a pensar na ergonomia de utilização. Mover os dedos livremente, sem nunca tirar o olho do assunto a captar.

Esta Canon EOS R6 conta com focagem automática Dual Pixel CMOS AF II, identificando e acompanhando os motivos em movimento, mantendo a nitidez necessária. Segundo o fabricante, a Canon EOS R6 foi a primeira câmara mirrorless a receber esta funcionalidade.

A focagem automática é possível em parte por causa do processador DIGIC X, que em conjunto com inteligência artificial de aprendizagem contínua consegue reconhecer e acompanhar os olhos, rosto, cabeça e corpo de uma pessoa ou animal, por exemplo. Mesmo que um só olho esteja visível, ou que o motivo esteja em movimento, a nitidez será mantida devido a esse acompanhamento, referem.

O pormenor (mais) gadget?

A focagem sensível de apenas 0,05 segundos, mesmo em níveis de luz tão escuros como -6,5 EV. É a primeira EOS da Canon a ter este nível de sensibilidade e com este sistema pode ser possível focar com aberturas máximas de apenas f/22.

Foquemo-nos também na sua vertente híbrida, ou seja, na gravação de vídeo. Resolução 4K a 60 fps, claro está, ou mesmo indo a 120 fps se filmarmos em Full HD apenas. A já referida focagem automática funciona em pleno no modo de captação de vídeo.

Esta câmara passa também a contar com suporte de captação HDR PQ tanto para vídeos como para fotografias, elevando a gama dinâmica e utilizando um quantizador percetivo para filmagens de melhor qualidade quando vistas num ecrã com suporte HDR, explica a Canon.

Outro dos destaques é a promessa do equilíbrio ideal entre resolução e desempenho em condições de pouca luz e gama dinâmica. Tudo isto devido ao funcionamento em conjunto do sensor CMOS de 20,1 MP e do processador DIGIC X, e também às tecnologias partilhadas com a câmara EOS-1D X Mark III, que está no topo de gama.

O “segredo” passa por manter os níveis de ruído digital baixos através do intervalo ISO normal da câmara, até uma sensibilidade máxima de IOS 102400, que é também expansível até ISO 204800. Quando em baixa luminosidade, a ampla gama dinâmica ajudará a que sejam mantidos os detalhes nas partes mais claras e mais escuras.

Não poderíamos deixar de frisar também o estabilizador de imagem, no corpo da câmara, assente em cinco eixos físicos. Este oferece uma proteção contra a vibração da câmara ao fotografar com qualquer objetiva montada, e assim todas as lentes EF e RF beneficiam e melhoram, à partida.

No dia a dia…

Começas a manhã com o convite para ir fotografar o ensaio de uma peça de teatro, imaginemos. Aqui, os disparos silenciosos até 20 fotogramas por segundo podem ajudar a fotografar sem incomodar e captando movimento com a devida nitidez.

A seguir ao almoço, um evento de desporto motorizado. Mais luz do que no “cenário” da manhã, mas movimentos mais rápidos. É aqui que o processador DIGIC X e a inteligência artificial ajudam no acompanhamento dos assuntos, neste caso motos de competição.

Mais tarde, porque não decidir ir apenas a uma praia registar um belo por do sol? Fotos para colocar à venda em bancos de imagens… Aqui, a câmara Canon EOS R6 vai conseguir resistir à poeira e à humidade. Já em casa, todas as fotos são transferidas para outros suportes através das ligações Wi-Fi e Bluetooth.

Já referimos alguns aspetos do exterior, mas a parte de visível desta câmara oferece mais. Conta com um visor eletrónico de 3,69 pontos, com 120 fps e uma cobertura de 100%. É um ecrã tátil de ângulo variável de 3 polegadas e 1,62 milhões de pontos que se afasta da câmara e roda a 270 graus.

O corpo é feito de liga de magnésio, dando assim a promessa de resistência ao pó e humidade. E a impactos. Podes usar até dois cartões de memória SD ao mesmo tempo e beneficiar da mais recente tecnologia UHS-II para uma gravação e transferência de dados que, segundo a marca, é mais rápida.

Além de tudo isto, vais poder criar uma ligação entre a câmara e a app Camera Connect da Canon, permitindo uma transferência de ficheiros remota e adicionar informações GPS aos ficheiros. Ou então vais poder até acionar o obturador remotamente através do smartphone, por exemplo.

Lista de especificações:

  • Dimensões: 138,4 × 97,5 × 88,4 mm
  • Peso: 598 g (sem bateria e cartão)
  • Sensor de imagem: CMOS de 35,9 x 23,9 mm
  • Total de pixels: 21,4 MP
  • Rácio de aspeto: 3:2
  • Sistema de limpeza EOS integrado
  • Desvio do sensor IS até 8 pontos de vantagem, consoante a objetiva
  • Processador DIGIC X
  • Focagem: Dual Pixel CMOS AF II
  • Sistema/Pontos AF: 100% horizontal e 100% vertical com os modos rosto+localizador
  • Intervalo de funcionamento AF: EV -6,5 – 20 (a 23 °C e ISO 100)
  • Acompanhamento AF: Seres humanos, animais ou veículos
  • Sensibilidade ISO: 100-102400 automática
  • Velocidade obturador: 30-1/8000 s
  • Modos Flash: Flash automático E-TTL II, medição manual

Preço:

  • Canon EOS R6: 2.499,99 euros

Site oficial:

Redação

Toda a Redação GoGadget faz por atualizar este site com as novidades mais recentes na área dos gadgets e tecnologia. Sempre às tuas ordens!

Também vais gostar de...

Botão Voltar ao Topo