Facebook Reels: Uma nova forma de partilhar conteúdo
A Meta criou uma nova forma de criar e rentabilizar os vídeos no Facebook, ao lançar esta funcionalidade juntamente com um programa de apoio aos criadores de conteúdo.
A marca Facebook, mudou de nome para Meta e isso já não é novidade, mas a verdade é que esta mudança trouxe algumas inovações às suas redes sociais. Uma delas é o Facebook Reels, que chega agora a Portugal e a mais de 100 países do mundo.
Os Reels eram já uma realidade no Instagram, mas agora chegam à plataforma vizinha e trazem novas ferramentas e opções de rentabilização. Disponível para iOs e Android, esta função vai permitir a criação e descoberta de novos vídeos curtos, com várias edições de áudio e imagem.
É uma nova forma de manter o Facebook ativo e na concorrência com outras plataformas, foi algo que fez sucesso no Instagram, e o crescimento do TikTok, pode ter ajudado a esta tomada de decisão, pois já se comprovou que a criação de vídeos veio para ficar e continua a crescer.
A Meta criou o ‘Reels Play bonus program’ como forma de incentivo e apoio aos criadores de conteúdo. É um investimento de mil milhões de dólares que permitirá, segundo a marca, pagar mais de 35 mil dólares por mês aos criadores, com base nas visualizações.
O pagamento consoante visualizações e anunciantes não é novidade e já várias plataformas o fazem, mas agora também o Facebook as terá. Estão a ser criadas novas formas de rentabilização, com a introdução de anúncios nos reels, ora com banner em sobreposição semitransparente, ora com sticker.
O pormenor (mais) gadget?
A nível de edição, também surgiram inovações, com quatro novas ferramentas: Remix, um Reels novo mas acompanhado por um existente; Reels de 60 segundos; Rascunhos, para poderes salvar antes de publicar; Video Clipping, uma ferramenta de recorte de vídeo.
Os Facebook Reels vão poder passar a ser vistos, nas próximas semanas, nos Stories, podendo ver ou criar estes vídeos a partir de Stories, no Watch, no topo do Feed e também nas Recomendações que te aparecem ao longo do Feed.
A Meta está também a explorar novas formas de partilhar os Reels em simultâneo no Facebook e no Instagram, abrindo mais possibilidades de utilização das duas redes sociais.