As 5 novidades da Sony para este ano
A Sony voltou aos eventos presenciais e mostrou-nos algumas das suas novidades nas áreas de TV, Som e Fotografia, mas relembrando algumas das suas ambições.
A Sony após alguns eventos apenas online decidiu voltar a apostar nas apresentações presenciais e realizou uma tour ibérica, passando por Lisboa. Foi uma forma de mostrar a sua coleção primavera/verão 2022, e de nos colocar em contacto mais próximo com alguns dos equipamentos apresentados na CES.
Foram diferentes apresentações que passaram pelas diferentes áreas da marca, desde as Smart TVs, até às novidades a nível de câmaras. Conhecemos também novos serviços que prometem melhorar as experiências de entretenimento e equipamentos de som para todos os gostos.
1. Novas Sony Bravia
Foram apresentadas várias das novas TVs Bravia, que recebem assim mais séries e também tamanhos, indo desde as 42″ até a modelos com 83″. A Bravia XR Master Series A95K conta com um painel QD-OLED, que em conjunto com o Cognitive Processor XR consegue trazer um maior número de cores, uma melhor qualidade de sombras e também uma melhor sensação de profundidade.
Também a Bravia XR Master Series A90K foi apresentada. Neste caso tem um painel OLED e conta também com XR OLED Contrast Pro, que melhora a cor e o contraste em áreas mais claras. O Cognitive Processor XR está também presente, sendo capaz de analisar e reproduzir as imagens com maior realidade e detalhe.
A Bravia XR X95K conta também com este processador e também com uma possibilidade de controlo da retroiluminação Mini LED de ultima geração, com o XR Blacklight Master Drive. Também as séries X90K/X93K/X94K foram apresentadas, dando destaque ao Full Array LED da marca. Este vai permitir que se consiga controlar a luz de fundo em diferentes áreas, melhorando assim a imagem e dando uma maior sensação de realismo.
Todas estas TVs Bravia XR têm a tecnologia “Perfect for PlayStation 5”, tornando-se excelentes companheiras da consola. Tanto a nível de som, como de imagem, estão preparadas para ter uma resolução até 4K com 120 fps, baixa latência, mapeamento automático de tons e um modo automático de imagens por género
Outras novidades nas TV, foi a apresentação da Bravia Core, onde vais passar a ter disponíveis diferentes filmes, mas com uma qualidade superior. Vais poder ter acesso a conteúdos exclusivos e a uma maior qualidade de transmissão.
2. Câmaras a pensar no Vlogging
A Sony sempre nos habituou a apresentar novas câmaras e desta vez um dos destaques foi dado ao Vlogging. Foram apresentadas as ZV-1 e ZV-E10, que além de poderem ser utilizadas como câmaras comuns, estão pensadas em melhorar a gravação de conteúdo para vlog. Contam com efeitos Bokeh, Soft mode Skin e também conseguem criar diferentes ligações remotas.
São várias as qualidades presentes que te podem ajudar a gravar este tipo de conteúdos, que apesar de parecem simples, muitas das outras câmaras não dão tanto jeito devido ao seu tamanho e peso. A ZV-E10 oferece-te até a capacidade de poderes trocar de lentes.
Claro que também a Sony Alpha 7 IV foi alvo de atenções durante a apresentação, pois a melhor câmara da marca não podia ser deixada de lado sem que fosse feita uma apresentação e explicação sobre todas as suas qualidades.
3. Auriculares para diferentes situações
Os LinkBuds chamaram desde logo a atenção quando foram anunciados pela primeira vez, e foram também eles apresentados durante este evento. Devido ao design inovador vais poder ouvir a tua música e estar ao mesmo tempo ciente de tudo o que se passa À tua volta.
O driver do anel tem um diafragma central aberto que te dá a transparência necessária para ouvir o que se passa ao teu redor. Outro destaque vai para os toques de controlo, que passam a ser feitos junto da têmpora, em vez de serem feitos no próprio auricular. Têm ainda a qualidade de não causarem grande peso, pois pesam apenas quatro gramas.
Se os LinkBuds te oferecem a transparência de áudio, os Sony WF-1000XM4 foram concebidos para te oferecer o melhor cancelamento de ruído. Através do processador integrado V1, prometem conseguir melhorar este cancelamento. A nível de qualidade de som, esta é assegurada pela tecnologia de codificação de áudio LDAC da marca.
A marca assegura que são confortáveis de usar, devido às suas almofadas flexíveis e macias, que além de darem conforto ainda contribuem para o isolamento do ruído exterior. Estes auriculares oferecem um som dinâmico e um gama de graves, mesmo que o seu tamanho seja reduzido.
4. Melhor experiência de cinema com diferentes equipamentos de som
Foram vários os equipamentos de som que foram apresentados. Começando pela barra de som HT-A9 que através do 360 Spatial Sound da Sony promete encher a tua sala com som. Esta tecnologia mede a altura relativa e a posição de cada coluna e sintetiza ondas sonoras para que sejam criadas até 12 colunas virtuais a partir de apenas quatro colunas físicas. Assim o som vai cobrir toda a divisão e ainda devido ao suporte para Dolby Atmos e DTS:X, vais conseguir melhorar o som surround.
Outra das barras apresentadas foi a HT-A700, que conta com a tecnologia 360 Spatial Sound também e 7.1.2 canais, duas colunas orientadas verticalmente, dois tweeters de feixe e cinco colunas frontais. Conta também com um subwoofer duplo embutido e tecnologias Vertical Surround Engine e S-Force PRO Front Surround.
Foi apresentada também a HT-S400, que já aqui tínhamos escrito sobre ela, e ainda as SA-RS5, que criam um som surround sem fios de 180 W, têm uma autonomia de até 10 horas e com apenas 10 minutos de carregamento aguentaram para mais 90 minutos de reprodução.
Tivemos a oportunidade de ver o funcionamento do 360 Spatial Sound Mapping e comprovar a rapidez com que este é configurado, demorando apenas cerca de 25 segundos até estar completo e totalmente otimizado.
5. Diminuição da pegada ecológica
Este ponto apesar de não ser relativo a um equipamento em específico, foi algo que acompanhou toda a apresentação, sendo um dos pontos de maior atenção da marca. A Sony quer ter uma pegada ambiental nula até 2050, passando por diferentes fases e etapas ao longo dos anos já definidos.
Esta ambição foi intitulada de “Road to Zero” e vai passar pela mudança e aproveitamento de materiais e uma maior cuidado com a pegada ecológica. A Sony vai passar a trabalhar com recicladores, reutilizar materiais de produtos usados em todo o mundo e vai também implementar embalagens sem plástico em alguns produtos, como serão os casos das TVs.