Samsung já está a pensar no avanço da rede 6G?
Foi lançado um white paper onde é apresentada a visão da marca para assegurar as bandas de frequência global para esta nova rede.
Parece que ainda ontem a rede 5G chegou e entretanto até já surgem os primeiros relatórios sobre pesquisas da tecnologia 6G. A Samsung divulgou um relatório (white paper) onde apresenta a visão da marca para assegurar as bandas de frequência globais para o 6G. É um pequeno passo, mas que mostra já uma grande ambição.
A Samsung já tinha iniciado esta informação em julho de 2020, mas agora com este novo paper “6G Spectrum: Expanding the Frontier” já mostra alguns novos conhecimentos sobre como atingir essa visão do 6G da marca.
Sunghyun Choi, Vice Presidente Executivo e Chefe do Centro de Pesquisa em Comunicações Avançadas na Samsung Research afirma: “Estamos comprometidos em assumir a liderança e a partilha das nossas descobertas para espalhar a nossa visão de trazer a próxima experiência hiper conectada para todos os cantos da vida”.
O pormenor (mais) gadget?
A Samsung destacou também algumas descobertas de pesquisa sobre algumas das tecnologias candidatas 6G, sendo que em banda sub-THz o espetro poderá suportar taxas de dados de até 1TB por segundo (Tbps), que para termos uma melhor ideia da realidade será 50 vezes mais rápida que os 20 Gbps das redes 5G!
Claro que tudo isto ainda está num projeto embrionário e que a pesquisa ainda vai muito no começo, mas a Samsung quer atingir uma maior cobertura, estando por isso a considerar todas as bandas disponíveis para 6G, desde abaixo de 1 GHz até à faixa de 14-300 GHz.
Poderá até existir um refarming de bandas já existentes que são utilizadas para as redes 3G, 4G e 5G, para que possam também ser reutilizadas para o 6G, aumentando assim o espectro necessário para esta quem sabe nova realidade de rede e velocidade.