Novas placas gráficas GeForce RTX 3090 Ti para um melhor rendimento?
Estas novas placas GeForce RTX 3090 Ti apresentam sistemas de arrefecimento mais evoluídos e prometem modos mais silenciosos.
A Asus anunciou as novas placas gráficas Rog Strix LC GeForce RTX 3090 Ti e TUF Gaming GeForce RTX 3090 Ti, nas edições Strandard e OC. Foram pensadas nos utilizadores mais exigentes que precisam de ter um melhor rendimento da GPU. Ambas prometem um sistema de arrefecimento mais avançado e uma variedade de funcionalidades.
A NVIDIA GeForce RTX 3090 Ti tem 10.752 núcleos CUDA, fornece 78 RT-TFLOPs e vem com 24 GB da memória GDDR6X mais rápida a 21 Gbps, conseguindo entregar 1 TB/s de largura de banda de memória, segundo informa a marca.
Esta placa gráfica conta com um sistema de arrefecimento a líquido em circuito fechado, prometendo assim temperaturas e ruídos controlados. Conta com tubos de 560 mm que permitem que os utilizadores tenham opções flexíveis para instalar o radiador, sendo que este tem 240 mm e é arrefecido por dois ventiladores ARGB de 120 mm afinados para mover uma maior quantidade de ar fresco.
Através de um interruptor da BIOS vai permitir que escolhas entre dos modos, um que te dá uma performance de arrefecimento mais elevada e os clocks do GPU, e outro que te dá uma operação mais silenciosa, mas também uma performance inferior.
O pormenor (mais) gadget?
A GeForce RTX 3090 Ti conta com um circuito de deteção de energia que te dará um aviso luminoso, com uma luz LED. Caso te tenhas esquecido de ligar a placa à PSU através do conector de energia de 1×16 pinos essa luz será estática, mas caso esta esteja a pulsar é sinal de que a energia que está a receber é insuficiente.
Já a TUF Gaming GeForce RTX 3090 Ti apresenta um dissipador enorme de 3.2 ranhuras que promete, segundo a marca, manter o GPU, a VRM e o circuito de fornecimento de energia frio, mesmo com cargas mais exigentes. Conta com três ventoinhas Axial-tech que conseguem empurrar o ar através do dissipador de calor.
Cada ventoinha tem uma largura de 1.5 cm e contam com um anel de barreira de meia largura, que será capaz de focar o ar onde necessário. As três ventoinhas não giram no mesmo sentido de forma a evitar turbulência, segundo a marca. Enquanto a ventoinha central gira no sentido dos ponteiros do relógio, as restantes giram em sentido contrário.
Assim como a GeForce RTX 3090 Ti, também esta placa gráfica conta com um modo de paragem da ventoinha 0dB, mantendo assim um funcionamento mais silencioso em cargas mais leves ou inativo.
Estas novas placas gráficas a nível de potência é que exigem demasiado, pois caso queiras tirar todo o seu potencial, a marca aconselha uma fonte de alimentação com 1.000 W de capacidade, no mínimo. Ambas as placas gráficas aqui apresentadas estão já disponíveis a nível mundial desde o dia 29 de março.
Preço:
- Asus ROG Strix Gaming LC GeForce RTX 3090 Ti: desde 2.480,00 euros