SOMI-1: Dar som ao ritmo dos movimentos [com vídeo]
Os diferentes movimentos do teu pulso ou tornozelo vão ser convertidos em diferentes sons, criando assim novas músicas.
A música faz qualquer um mexer-se e dançar, quer seja sozinho, quer seja junto de pessoas. É o conjunto de sons que nos faz mexer e gostar do que estamos a ouvir. Mas e se formos nós a criar os sons com os nossos movimentos? Foi com esta ideia como base que surgiu o SOMI-1.
Este equipamento tem sensores que medem os diferentes movimentos que fazes e transformam-nos em som automaticamente, criando novas possibilidades de fazer música e de a aliar com a dança. Pode ser um excelente equipamento para qualquer grupo de dança.
Tens sensores Bluetooth que funcionam como pulseiras que podes usar tanto no pulso como nos tornozelos, dependendo do tipo de movimentos que vais fazer. Depois essa informação é transmitida instantaneamente para o Hub que está ligado ao teu smartphone ou PC e tens lá o som criado.
Este Hub consegue receber e tratar do som de até seis sensores, permitindo que um grupo de dança consiga ter diferentes possibilidades e criar novas músicas com um só recetor.
O pormenor (mais) gadget?
O Hub pode ser ligado ao teu smartphone e através da app consegues selecionar os diferentes tipos de som que pretendes e também ter acesso aos diferentes sons criados. Podes também configurar os diferentes movimentos e adicionar som se quiseres.
Cada sensor tem oito parâmetros de movimento, que vão conseguir medir as diferentes acelerações, inclinações e atividade. Podes também ligar a diferentes instrumentos ou sistemas de música, criando assim ainda mais possibilidades, tem é de ter compatibilidade com o MIDI (Musical Instrument Digital Interface).
Este é um projeto que está em crowdfunding na Indiegogo, mas que está já em processo de produção e desenvolvimento, sendo que a marca afirma que esperam iniciar os envios a partir do mês de agosto deste ano.
Preço:
- SOMI-1: desde 399 euros