Holoswim: óculos de natação super tecnológicos [com vídeo]
Com display OLED, informações apresentadas nas lentes e a acesso a dados em tempo real.
A Natação é um desporto que pode ser difícil de “acolher” a tecnologia, isto quando falamos dos gadgets que seguem com o nadador dentro de água… Mas a startup Guangli quer alterar isso com esta boa novidade: os Holoswim são os óculos de natação mais tecnológicos que conhecemos.
As lentes apresentam informações sobre a atividade física e permitem que o nadador vá controlando o seu desempenho: velocidade, tempo, etc… Quem pratica natação mais a sério sabe que é indispensável termos estes dados algures, mas que também é difícil de acompanhar tudo durante o ato de nadar.
Estes óculos calculam assim o tempo que demoramos a fazer uma piscina e o número de braçadas que foram necessárias, tudo para que o atleta tenha as melhores informações ao seu dispor e em tempo real.
Também o ritmo e os batimentos cardíacos são importantes e registados com o Holoswim, para que a intensidade e o atleta possam melhorar, especialmente quando olhamos para modalidades que exigem maior resistência para maiores distâncias.
O pormenor (mais) gadget?
Através da app móvel podemos analisar todos os dados e partilhar tudo com amigos. Há ligação Bluetooth entre o smartphone e os óculos, para que seja possível receber notificações (a uma distância de cinco metros).
Também o gasto calórico está presente e os óculos estão prontos para os diferentes tipos de nado e água, quer seja em piscina, quer seja em mar. Os Holoswim estão também pensados para atletas com dioptrias negativas, podendo alterar ente o 0 até ao -8 e assim ajudar a que a informação do ecrã OLED seja vista com clareza.
Tem uma autonomia de 150 mAh, o que, segundo a marca, aguenta mais de dez horas, algo que vai permitir aguentar mais de 500 voltas numa piscina de 50 metros, em média. Mas tudo depende do quão rápido nadarmos. O carregamento é feito através de carregador magnético.
O projeto estava no Kickstarter e está agora suspenso, sendo que a marca esperava em dezembro já ter tudo concluído e pronto para chegar ao mercado. Veremos o que se segue e se estes óculos passam efetivamente a ser uma realidade nas lojas.
Preço:
- Holoswim: 132 euros