O 5G já chegou a Portugal através da NOS [com vídeo]
A mais recente tecnologia móvel chegou ao nosso país, não sendo necessárias grandes alterações. E esperam-se ainda mais novidades.
O 5G chegou a Portugal e a NOS é o primeiro operador a lançar a tecnologia móvel que prometem ser inovadora. A NOS promete cobertura para todo o país e beneficio de uma experiência de utilização superior para os seus clientes.
Os primeiros clientes a poder usufruir do 5G são os subscritores do tarifário Sem Limites Max, que sem terem de ativar extras, passam a ter acesso à nova tecnologia móvel. No entanto se não és um desses subscritores, não desanimes, pois a NOS nos próximos dias prometeu lançar novas ofertas para, segundo eles, democratizar o acesso à tecnologia.
Com o 5G velocidades de ligação mais rápidas e de maior qualidade, no consumo e partilha de conteúdos multimédia, tornam-se uma realidade, com velocidades prometidas de 100 vezes acima do 4G. Com isto é claro que downloads e streaming de alta qualidade passam a ser mais rápidos e sem falhas. A latência diminui também para valores, prometidos, inferiores a 5 milissegundos.
A densidade será maior e, segundo a NOS, o número de equipamentos conectados chega a um milhão por km2, tudo com segurança, privacidade e eficiência devido a um reforço de rede ativo que traz uma cobertura sem falhas para todos os utilizadores e dispositivos.
Tudo isto sem grandes mudanças, pois os clientes NOS só vão precisar que o seu tarifário inclua o 5G, ter um telemóvel que suporte esta nova rede e tudo sem ter de trocar de cartão SIM. Esta chegada também não é sinónimo do desaparecimento do 4G, tanto é que as duas redes irão funcionar em simultâneo.
Durante as próximas semanas a App NOS vai disponibilizar um conjunto de experiências de Cloud Gaming, Realidade Virtual e Realidade Aumentada para que os utilizadores sintam o poder da tecnologia.
Também para as empresas este pode ser um aumento de competitividade, que segundo a NOS, vai permitir a vários setores e industrias melhorarem os modelos de negócios, pois o 5G contribui para o Massive IoT, Video Analytics e AR/VR.