Novidades Apple: iPhone 13, Apple Watch Series 7, novo iPad mini e muito mais!
Com o novo chip A15 Bionic, está prometido mais desempenho a todo os níveis.
O dia mais esperado do ano para todos os fãs da Apple, certo? O California Keynote de hoje desvendou as novidades que já esperávamos: os novos iPhone 13, sem esquecer o iPhone 13 mini e com os iPhone 13 Pro e Pro Max em destaque, mas também o Apple Watch Series 7 e versões novas do iPad e do iPad mini. Vejamos pormenores.
iPhone 13 Pro and Pro Max
Comecemos pelos “maiores”, que são as versões Pro e Pro Max do iPhone 13, também as mais caras (desde 1.179 e 1.279 euros, respetivamente). No design são quase em tudo iguais ao iPhone 13 “normal” e ao mini de que falamos já a seguir, mas nas funcionalidades há diferença. Para melhor.
Primeiro, e além dos quatro acabamentos disponíveis, eis o ProMotion e as novas câmaras do Pro Max! O ProMotion é uma tecnologia que, no fundo, adapta o desempenho do ecrã aos conteúdos que estão a ser apresentados, e de forma inteligente.
Está prometido muito mais desempenho nas fotos feitas com pouca luz e nas macros, além de novos efeitos fotográficos e funções de edição de vídeo na hora. A câmara é triple, com uma teleobjetiva de 77 mm (zoom ótico de 3x) e lentes grande angular e ultra grande angular.
A gravação de vídeo é a 4K e a 30 fps, sendo que sempre confirma um dos rumores mais fortes: o espaço para armazenamento nas versões Pro pode chegar a 1 TB na configuração mais cara, estando também disponíveis modelos com 128, 256 ou 512 GB. Chegam a 24 de Setembro (reservas a partir de 17 de Setembro).
Apple iPhone 13 e iPhone 13 mini
No mesmo dia chegam também os novos iPhone 13 e iPhone 13 mini, com preços desde 929 e 829 euros, respetivamente. Há um novo vidro cerâmico nos ecrãs Super Retina RDX Display (1.000 nits) que promete mais durabilidade, além de certificação IP68, algo que não existia nesta gama.
A câmara tem duas lentes dispostas na diagonal, basicamente. São 12 MP na lente wide e também uma grande angular. A câmara frontal True Depth ocupa um espaço 20% mais pequeno na superfície frontal do equipamento.
E ainda não falámos do processador de todos os novos iPhone 13, que é o A15 Bionic, com seis núcleos e IA para ajudar a vários níveis de “velocidade” e processamento.
Nos vídeos com estes modelos há o novo modo Cinematic Mode, com Dolby Vision HDR e suporte em ambas as câmaras, entre muitas outras especificações e novidades.
Apple Watch Series 7
Um ecrã (ainda) maior, uma estrutura mais arredondada nas arestas e nos cantos! Mas também novos ecrãs digitais (as Dynamic Contour e as Modular Faces, essencialmente) à escolha e mais autonomia anunciada.
Esta versão do Apple Watch Series 7 pode ir à piscina, como já sabemos, com certificação IP68 e há um novo sistema de carga rápida (com fios) que vai até aos 80% em 45 minutos. A autonomia anunciada é de até 18 horas.
São cinco novas cores, os modelos Apple Watch Nike do costume e uma previsão de chegada apenas no Outono, em dia a anunciar. Preços a divulgar em breve também, esperamos.
iPad 9 e iPad mini
É a nona geração do iPad, neste caso com ecrã Retina de 10,2 polegadas e com a funcionalidades Center Stage em destaque, além de um suporte mais efetivo para o Apple Pencil. O Center Stage é um sistema de focagem e ajustes de definições de vídeo e fotos automáticos, algo que funciona na câmara de 12 MP grande angular e em todas as outras.
Já o iPad mini é destinado aos que querem ter no tablet uma experiência ainda mais compacta, basicamente. Está disponível em quatro novas cores, com ecrã de 8,3 polegadas Liquid Retina Display com tecnologia True Tone e suporte para o Apple Pencil.
Sistema Touch ID no botão de ligar e desligar, mais 40% de performance, diz a Apple, ligação USB-C e câmaras de 12 MP também com funcionalidades Center Stage, que nos parece ser algo muito virado para a criação e partilha de conteúdos.
Com a fluidez do iPad OS 15 tanto no iPad como no iPad mini, e com preços a partir de 399 e 529 euros, respetivamente.