3 novas objetivas grande angular Sony E-Mount APS-C [com vídeos]
Qualquer uma das 3 promete uma visão grande angular, uma resolução de imagem extraordinária e ainda uma mobilidade mais acessível.
A Sony anunciou três novas objetivas grande angular E-Mount APS-C, passando assim a totalizar 70 objetivas E-mount. As três novas apresentadas foram a objetiva G Lens de zoom motorizado E PZ 10-20MM F4 G, a objetiva G Lens versátil E 15MM F1.4 G, e ainda a objetiva Prime de ultra grande angular E 11MM F1.8.
Estas três novas objetivas Sony E-Mount apresentam-se com diferentes funções e características, sendo que estarão disponíveis a partir deste mês numa série de revendedores autorizados Sony.
E PZ 10-20MM F4 G
A Sony apresenta-a logo sendo a objetiva de zoom motorizadas APS-C F4 mais pequena e leve do mundo, pesando apenas 178 gramas e permitindo assim uma maior mobilidade. Conta com mecanismos de zoom e de focagem internos, não alterando o seu comprimento no ato de zoom ou focagem. Esta é uma objetiva que a marca afirma ser ideal para vlogging estável, já que as mudanças no centro de gravidade são mínimas.
Esta objetiva oferece um ângulo de visão extremamente amplo, com uma gama de zoom de 10-20 mm e o seu caminho ótico inclui dois elementos de vidro ED que subjugam de forma eficaz a aberração cromática. E claro, como o seu nome indica, a abertura máxima é de F4 em todas as definições de focagem, mantendo assim a qualidade de imagem estável.
Está também presente um novo sistema de zoom motorizado eletrónico que, segundo a marca, garante um controlo responsivo e direto e uma velocidade de zoom ajustável. E a nível de focagem, são utilizados dois motores lineares para o acionamento, levando a uma AF rápida e silenciosa. Esta objetiva terá um preço de venda estimado de 850 euros.
E 15MM F1.4 G
Já em relação a esta objetiva, a sua visão é de 15 mm, equivalendo ao formato full-frame de 35 mm e promete uma resolução G Lens impressionante. Conta com elementos asféricos que compensarão de forma eficaz a distorção e asseguram a alta resolução em todos os cantos. Tem ainda um elemento de vidro ED e um elemento de vidro Super ED.
Apresenta uma distância mínima de focagem de 0,17 metros e uma ampliação máxima de 0,15x quando é utilizada a focagem manual. Pesa apenas 219 gramas e mede apenas 69,5 mm de comprimento e 66,6 mm de diâmetro. Tem também um mecanismo de focagem interno e um anel de abertura para um controlo intuitivo e direto, segundo a marca.
Este anel de focagem responde direta e linearmente ao controlo subtil devido ao MF de Resposta linear presente, e segundo a marca, o controlo será preciso em relação à rotação do anel. Esta é uma objetiva resistente ao pó e à humidade e estará disponível por 850 euros.
E 11MM F1.8
A terceira objetiva apresentada é a E 11MM F1.8, que a Sony anuncia como sendo ideal para fotografias interiores e imagens que utilizam a profundidade de campo de forma expressiva. Conta com três elementos asféricos e três elementos de vidro ED que permitem a tão prometida resolução consistente, mesmo que o ângulo de visão seja ultra grande de 11mm.
Apresenta uma abertura máxima de F1.8, permitindo assim criar um profundo bokeh de fundo e beneficia ainda de uma aberração esférica controlada de forma precisa. Tem uma distância de focagem mínima de 0,12 metros e uma ampliação máxima de 0,2x. Além disso tem ainda dois motores lineares avançados para uma AF rápida, precisa e silenciosa, segundo a marca.
Esta é uma objetiva com um peso de 181 gramas, com um diâmetro de 66 mm e um comprimento de 57,5 mm, fazendo dela uma objetiva compacta e leve, e ainda com uma grande abertura máxima de F1.8. Estará disponível por um preço de 600 euros.